As
empresas de Telemarketing são conhecidas por desrespeitar os direitos
trabalhistas, assim como impor longas jornadas, baixos salários aos
trabalhadores e também por ter inúmeros processos trabalhistas. Não é de
se estranhar, que a conhecida Atento, terceira maior empresa do ramo de
call center do Brasil aguarda com ansiedade a aprovação da reforma
trabalhista.
A
alegação da espera ansiosa pela reforma trabalhista é por conta do
trabalho, mais conhecido home office.
De acordo com as palavras de Mario Câmara, presidente da empresa Atento: ’’Não faz sentido eu deslocar esse pessoal pela cidade, se quase tudo hoje é digital’’. Um verdadeiro absurdo que visa aumentar a exploração do trabalho, além de desarticular uma categoria que vive em condições extremamente precárias.
Não podemos esquecer que com outros itens da reforma trabalhista, como o negociado estar acima do legislado, ameaça retirar os poucos direitos que esta categoria possui e aumentar a arbitrariedade dos patrões.
De acordo com as palavras de Mario Câmara, presidente da empresa Atento: ’’Não faz sentido eu deslocar esse pessoal pela cidade, se quase tudo hoje é digital’’. Um verdadeiro absurdo que visa aumentar a exploração do trabalho, além de desarticular uma categoria que vive em condições extremamente precárias.
Não podemos esquecer que com outros itens da reforma trabalhista, como o negociado estar acima do legislado, ameaça retirar os poucos direitos que esta categoria possui e aumentar a arbitrariedade dos patrões.
Por
trás do discurso de modernização da Atento, existe o interesse de
aumentar o desemprego. A tendência é a empresa investir em mais
’’tecnologia’’, com menos trabalhadores empregados. O atendimento
telefônico ficará restritos a situações complicadas. A maioria das
demandas será resolvida através de sistemas eletrônicos, sem a
necessidade da interação humana. Além disso, a Atento comprou a
Interfile, empresa terceirizada que foca na terceirização de processos
de negócios.
O
fato da Atento esperar ansiosamente a reforma trabalhista, mostra a
serviço de quem os ataques estão. Para aqueles que acreditam em algum
benefício para o trabalhador com estas medidas podem esperar que o
’’exemplo de exploração’’ do telemarketing vai ser levado para outras
categorias.
Fonte: Esquerda Diário
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